Manga

Mangás que você precisa conhecer

Ingrid Cunha e Rafaela Koetzler

tambageek@portalamazonia.com


Quando falamos em cultura japonesa sempre pensamos em culinária e artes marciais. Mas, provavelmente, você tendo ou não interesse em assuntos nipônicos, já deve ter ouvido a palavra "mangá", certo?! Este tipo de leitura conquistou bastante espaço no Brasil de uns anos pra cá. Pensando nisso, o Tambageek fez uma lista com mangás que todo mundo deveria conhecer. Mas, vamos falar um pouco de história?!

O primeiro mangá japonês foi Hokusai Manga, de Katsushika Hokusai, em 1814. Assim já é possível ter uma ideia de onde vem o nome "mangá". O autor uniu os ideogramas "man" (engraçado) e "gá" (desenho), formando a palavra. O mangá é ilustrado com um tipo de pintura típica da época, que usava tinta e nanquim sobre uma tábua de madeira ou papel de arroz. O processo era conhecido como "Ukiyo-e". A obra tem cinco volumes que retratam cenas populares do dia-a-dia do Japão daquela época além de cenas folclóricas. Ficou interessado? Ele pode ser encontrado na internet! Um volume da rara obra custa a bagatela US$ 350 mil, algo em torno de R$1 milhão.

Com o passar dos anos, milhares de outros mangás foram lançados e ganharam espaço. Um dos exemplos mais populares é Naruto, lançado em 1999. Sim, ele inicialmente foi lançado em mangá até virar a famosa animação, conhecida como "anime", mas isso é história para outro dia. Outros títulos que também viraram febre como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yuyu Hakusho, Fullmetal Alchemist e Rurouni Kenshin, também conhecido como Samurai X.

Mas o nosso objetivo, é dar espaço a outras obras não tão populares, mas que merecem atenção porque têm boas histórias. Confira a lista!

BERSERK
 
 

 

Guts e sua espada Dragon Slayer, e Caska



Autor: Kentaro Miura

Ano de Lançamento: 1989

Volumes: 38 (em andamento)

Editora Nacional: Panini

Temos como personagem principal Guts, conhecido como Espadachim Negro, e por carregar uma espada do tamanho de um homem, intitulada de Dragon Slayer. A história começa mostrando Guts, que quando criança conviveu com um grupo de mercenários em um cenário de guerras e violências. Anos mais tarde, já adulto, Guts se encontra com Grifffith, líder do Bando do Falcão, um grupo de mercenários com senso de lealdade inabalável liderado pelo próprio Griffith. Intimidado pelo Lider, Guts convida Griffith para um duelo valendo o destino sobre sua vida.

Saindo como perdedor da luta, Guts se vê obrigado a entrar para o Bando do Falcão. Meses andando junto com os mercenários e seu líder, Guts percebe que Griffith carrega um estranho colar, chamado de Behelit, o Ovo do Imperador, e reza a lenda que quem sacrificar sua carne e sangue, poderá com ele conquistar o mundo. No mesmo bando, Guts conhece Caska, Comandante do Bando do Falcão e acaba formando sentimentos pela mesma.

Tempos mais tarde, depois que Guts decide deixar o bando para seguir seu próprio caminho, ele embarca em uma missão de resgate atrás de Griffith, que foi preso e torturado por um ano. Griffith, por indignação própria, tenta cometer suicídio, durante o processo, ele derrama seu próprio sangue no Behelit, o que acaba invocando a Mão de Deus. Griffith, Guts, Caska e o resto dos companheiros acabam parando no centro de um tornado, lugar que aparece os quatro integrantes da Mão. Um deles informa ao Griffith que apenas quem carrega o Ovo do Imperador tem o poder de invoca-los e ele lhe propõe que se Griffith deseja alcançar seu sonho e se tornar o Quinto Membro da Mão, ele teria que oferecer seu bando como sacrifício.

Quando Griffith traindo seu próprio bando dizendo “sim, eu ofereço” todos do bando recebem uma marca chamada Estigma. Quando a matança envolvendo o Bando chega ao fim, fazendo de Griffith o Quinto membro da Mão de Deus, nomeado Femto, sobrando apenas Guts que perdeu um braço e um olho, e Caska, que teve a alma corrompida, Guts se vê na obrigação de vingar todos que morreram e por Caska, e sai em busca de vingança atrás da Mão de Deus e principalmente pelo seu quinto integrante.

GINTAMA

 

 

 

 

 

 

Foto: Da esquerda para direita: Kagura, Gintoki e Shinpachi.

 

Autor: Hideaki Sorachi
Ano de Lançamento: 2003
Volumes: 65 (em andamento) 
Editora Japonesa: Shueisha

A trama acontece em Edo (agora Tokyo), que no final do Período Edo foi invadida por alienígenas ou Amantos, como são chamados. Após a invasão, os Amantos criaram a lei que proibia o uso de espadas, essa que era ignorada por vários samurais, como é o caso do protagonista, conhecido por “Permanente Natural”, um dos seus diversos apelidos.


Seu nome: Sakata Gintoki, um samurai extremamente hábil que trabalha como freelancer, e, que apesar de ser adulto, é considerado infantil por ter medo de fantasmas, amar doces e ter leite de morango como sua bebida favorita, além de ser completamente viciado em ler os mangás da Shonen Jump e faz qualquer coisa para conseguir as últimas edições, assim tornando-se rival número um de Hattori Zenzou, um ninja com problemas de hemorroida, que é igualmente fã da revista. Gintoki também é apontado como uma pessoa altamente preguiçosa, isso se confirma no decorrer da estória, principalmente, quando ele prefere assistir seu programa da tarde ao invés de trabalhar. Ele também já admitiu, diversas vezes, que tem uma grande queda por Ketsuno Ana, a garota do tempo do jornal local.


Existem, também, outros dois personagens principais: o adolescente Shimura Shinpachi que se torna aprendiz de Gintoki, após o samurai salvar sua irmã de Amantos que queriam leva-la para um bordel. E, Kagura, uma alienígena conhecida por sua força monstruosa e seu grande apetite, é descendente do clã Yato, dito como o clã mais forte do mundo, e constantemente é vista carregando um guarda-chuva, que além de proteger sua pele sensível ao sol, serve como uma metralhadora. Juntos eles formam o trio oficial de integrantes da Yorozuya (Fazemos Tudo), organização criada por Gintoki, e aceitam qualquer tipo de trabalho para conseguir dinheiro tanto para sobreviver, quanto para pagar o aluguel de Gin que, na maioria das vezes, está atrasado.

 

HELLSING

 

 

 

 

Foto: Alucard, servo de Íntegra Hellsing.

 

 

 

Autor: Kouta Hirano
Ano de Lançamento: 1997
Volumes: 10
Editora Nacional: JBC

Hellsing, também conhecida como Ordem Real dos Cavaleiros Protestantes, liderada por Integra Hellsing, é uma organização patrocinada pelo Governo Britânico e tem como objetivo ocultar ao público a existência de forças sobrenaturais, em especial os vampiros. Tendo como arma secreta, Alucard, que ironicamente é um vampiro incrivelmente poderoso que mata outros vampiros. Junto de Alucard, temos Seras Victoria, uma policial que em uma de suas missões, é transformada em vampira pelo próprio Alucard e para fechar, temos o mordomo e ex-combatente Walter C. Donez.
Em meio a esse cenário, um conflito entre os protestantes da Hellsing e os católicos da Seção XIII do Vaticano liderada por Alexander Anderson, conhecido como Padre das Baionetas, acaba fazendo renascer o grupo Millennium, responsável por criar vampiros artificiais para atacar todo o Reino Unido. A Millennium é uma organização formada por vários oficiais da SS (Schuttzsafell) tendo como Lider o Major Montana Max. Tinha como objetivo se vingar do vampiro Alucard, porque na Segunda Guerra Mundial, o Major, acabou perdendo uma luta para Alucard e Walter.

 

KNIGHTS OF SIDONIA

 

 

 

 

Foto:Nagate em seu Guardião lutando contra um gauna.

 

Autor:  Nihei Tsutomu
Ano de Lançamento: 2009
Volumes: 15
Editora Nacional: JBC

Tanikaze Nagate, o principal protagonista da estória, foi criado no subsolo de Sidonia por seu avô, Hiroki Saitou. Treinava em um velho simulador de piloto Guardião todos os dias, até a morte de seu avô, e, logo após a morte, ele decide ir até Sidonia em busca de alimento e acaba por ser encontrado pelo resto da população.
Assim que chega à superfície ele conhece Shizuka Hoshijiro e Shinatose Izana, que lhes dão todo suporte necessário, tornando-se, logo em seguida, amigo das duas. Assim que sua presença é anunciada, ele é selecionado para ser um piloto Guardião, servindo de ajuda para os atuais pilotos na luta contra os Gaunas, alienígenas que dominaram o mundo. Além de se tornar um piloto, Nagate também é “adotado” por Kobayashi, atual capitã de Sidonia, e a única a saber sobre sua real origem.
 

 

 

 

 

 

 

Foto:Yato empunhando Sekki (Yukine modo Shinki)

 

 

 

 

 

 

 

Foto:Da esquerda para direita: Hiyori, Yukine e Yato

 

Autor: Adachitoka
Ano de Lançamento: 2010
Volumes: 17 (em andamento) 
Editora Nacional: Panini

Noragami conta a história da jovem Iki Hiyori, que é atropelada por um ônibus ao tentar salvar Yato, quem mais tarde é revelado como um Deus sem muita popularidade. Yato ou Yaboku é o Deus da Calamidade, que atualmente trabalha como um “Deus Delivery” aceitando qualquer tipo de pedido dos fiéis, cobrando 5 ienes por cada desejo solicitado.


Após o acidente e o contato com o rapaz, Hiyori desperta a habilidade de ver e interagir com espíritos, porém, sempre que entra no mundo espiritual seu corpo, no mundo real, entra em repouso. Por esse motivo, ela solicita os serviços de Yato para que ele solucione seus ataques repentinos de sono.


No decorrer dos cinco primeiros capítulos do mangá, no qual ela o persegue para que resolva seu problema, eles são atacados por um Ayakashi, até Yato encontrar Yukine (também chamado Sekki) um espírito não corrompido que, naquele momento, ainda era um pequeno floco de neve, transformando-o em sua regalia, ou Shinki como são conhecidos. Ambos são os principais protagonistas da série, que no desenrolar da história enfrentam diversas situações para arrecadar dinheiro e realizar o sonho de Yato, o qual consiste em ter um milhão de seguidores e construir o seu próprio templo.

 

SHINGEKI NO KYOJIN (ATAQUE DOS TITÃS)

 

 

 

 

Foto:Eren contra um titã.

 

Autor: Hajime Isayama
Ano de Lançamento: 2009
Volumes: 20 (em andamento) 
Editora Nacional: Panini

Eren Yeager vivia calmamente com seu pai, sua mãe e irmã adotiva, Mikasa Ackerman, com o desejo de entrar para Tropa de Exploração, lutar contra os titãs que dominavam o mundo e conhecer a extensão fora das muralhas que protegiam Shinganshina, sua cidade natal, dos devoradores.


Durante 100 anos as muralhas foram capazes de manter a ameaça afastada, porém, a aparição dos titãs Colossal e Encouraçado pôs fim à tranquilidade da cidade, dando espaço para que os titãs invadissem e destruírem o local. Nesse ataque, Eren presenciou sua mãe ser morta e devorada pelo titã sorridente, e jurou vingança assim que conseguiu fugir do distrito.


Cinco anos após o evento, Eren que já havia se alistado na Tropa de Treinamento, forma-se cadete junto a sua irmã e seu amigo de infância, Armin Arlet, e ambos ingressam na Tropa de Exploração, agora saindo para lutar em batalhas contra os gigantes.

VAGABOND

 

 

 

 

Foto: Miyamoto Musashi

 

Autor: Takehiko Inoue
Ano de Lançamento: 1998
Volumes: 37
Editora Nacional: Panini

Ano de 1600 a.c., o Japão vive um dos momentos mais turbulento da sua história. Shinmen Takezo é um rapaz de uma pequena vila chamada Miyamoto. Takezo decide ir a Batalha de Sekigahara em busca de um nome para si, com isso ele vai acompanhado do seu amigo de infância Hon’iden Matahachi, que tem o mesmo objetivo. Tentando voltar a Vila de nascença, depois de serem remanescentes do lado perdedor da Guerra, os dois amigos encontram um bando de mulheres saqueadoras, Matahachi já prometido com outra moça de sua Vila, decide fugir com uma dessas mulheres, deixando Takezo para trás.


Voltando para a Vila para informar a prometida de Matahachi, que ele estava vivo mas que não voltaria para casa, Takezo é recepcionado com violência e hostilidade pelos habitantes da vila, que o chamam de demônio. Em meio isso, Takezo conhece um monge zen-budista de nome Takuan Soho, que o leva para uma floresta no alto de uma montanha e lhe ensina o que achou que faltava em Takezo. Anos mais tarde, Takuan decide deixar Takezo seguir seu próprio caminho, evoluir sua personalidade e descobrir por si próprio o seu significado no mundo, que no momento, Takezo acha que é seu dever ser o mais forte entre os homens. Takuan o batiza de Myamoto Musashi e assim começa a saga do que seria talvez o mais forte entre os espadachins.

 

ZETMAN

 

 

 

 

Foto:Jin com seus, então, 15 anos

 

 

 

 

 

Foto:Jin em sua versão Zet.

 

Autor: Masakazu Katsura
Ano de Publicação: 2002
Volumes: 20
Editora Nacional: JBC

A história gira em torno de dois personagens, Jin Kanzaki, o protagonista, e Kouga Amagi, herdeiro da empresa Amagi. Inicialmente a história gira em torno de Jin, um menino que nasceu com um “anel de anjo” em uma das mãos. O menino foi criado por um homem de idade chamado Goro Kanzaki, chamado pelo menino de “avô”.


Em um momento turbulento de revelações e mortes, Jin acaba vendo seu avô morrer e descobrindo que não é totalmente humano, e sim uma coisa melhor que isso. Jin acaba descobrindo que seu então “avô” era um cientista responsável por experiências envolvendo ele, chamado Projeto Z.E.T. Anos mais tarde, já um jovem em torno de 15 anos, já conformado com os acontecimentos antigos e as revelações sobre si mesmo, Jin é apresentado ao aspirante a super-herói Kouga, filho de um empresário renomado dono das empresas Amagi, e também um dos cientistas que estão por trás da criação do projeto que Jin foi submetido.


Manga

Mangás que você precisa conhecer

Ingrid Cunha e Rafaela Koetzler

tambageek@portalamazonia.com


Quando falamos em cultura japonesa sempre pensamos em culinária e artes marciais. Mas, provavelmente, você tendo ou não interesse em assuntos nipônicos, já deve ter ouvido a palavra "mangá", certo?! Este tipo de leitura conquistou bastante espaço no Brasil de uns anos pra cá. Pensando nisso, o Tambageek fez uma lista com mangás que todo mundo deveria conhecer. Mas, vamos falar um pouco de história?!

O primeiro mangá japonês foi Hokusai Manga, de Katsushika Hokusai, em 1814. Assim já é possível ter uma ideia de onde vem o nome "mangá". O autor uniu os ideogramas "man" (engraçado) e "gá" (desenho), formando a palavra. O mangá é ilustrado com um tipo de pintura típica da época, que usava tinta e nanquim sobre uma tábua de madeira ou papel de arroz. O processo era conhecido como "Ukiyo-e". A obra tem cinco volumes que retratam cenas populares do dia-a-dia do Japão daquela época além de cenas folclóricas. Ficou interessado? Ele pode ser encontrado na internet! Um volume da rara obra custa a bagatela US$ 350 mil, algo em torno de R$1 milhão.

Com o passar dos anos, milhares de outros mangás foram lançados e ganharam espaço. Um dos exemplos mais populares é Naruto, lançado em 1999. Sim, ele inicialmente foi lançado em mangá até virar a famosa animação, conhecida como "anime", mas isso é história para outro dia. Outros títulos que também viraram febre como Dragon Ball, Cavaleiros do Zodíaco, Yuyu Hakusho, Fullmetal Alchemist e Rurouni Kenshin, também conhecido como Samurai X.

Mas o nosso objetivo, é dar espaço a outras obras não tão populares, mas que merecem atenção porque têm boas histórias. Confira a lista!

BERSERK
 
 

 

Guts e sua espada Dragon Slayer, e Caska



Autor: Kentaro Miura

Ano de Lançamento: 1989

Volumes: 38 (em andamento)

Editora Nacional: Panini

Temos como personagem principal Guts, conhecido como Espadachim Negro, e por carregar uma espada do tamanho de um homem, intitulada de Dragon Slayer. A história começa mostrando Guts, que quando criança conviveu com um grupo de mercenários em um cenário de guerras e violências. Anos mais tarde, já adulto, Guts se encontra com Grifffith, líder do Bando do Falcão, um grupo de mercenários com senso de lealdade inabalável liderado pelo próprio Griffith. Intimidado pelo Lider, Guts convida Griffith para um duelo valendo o destino sobre sua vida.

Saindo como perdedor da luta, Guts se vê obrigado a entrar para o Bando do Falcão. Meses andando junto com os mercenários e seu líder, Guts percebe que Griffith carrega um estranho colar, chamado de Behelit, o Ovo do Imperador, e reza a lenda que quem sacrificar sua carne e sangue, poderá com ele conquistar o mundo. No mesmo bando, Guts conhece Caska, Comandante do Bando do Falcão e acaba formando sentimentos pela mesma.

Tempos mais tarde, depois que Guts decide deixar o bando para seguir seu próprio caminho, ele embarca em uma missão de resgate atrás de Griffith, que foi preso e torturado por um ano. Griffith, por indignação própria, tenta cometer suicídio, durante o processo, ele derrama seu próprio sangue no Behelit, o que acaba invocando a Mão de Deus. Griffith, Guts, Caska e o resto dos companheiros acabam parando no centro de um tornado, lugar que aparece os quatro integrantes da Mão. Um deles informa ao Griffith que apenas quem carrega o Ovo do Imperador tem o poder de invoca-los e ele lhe propõe que se Griffith deseja alcançar seu sonho e se tornar o Quinto Membro da Mão, ele teria que oferecer seu bando como sacrifício.

Quando Griffith traindo seu próprio bando dizendo “sim, eu ofereço” todos do bando recebem uma marca chamada Estigma. Quando a matança envolvendo o Bando chega ao fim, fazendo de Griffith o Quinto membro da Mão de Deus, nomeado Femto, sobrando apenas Guts que perdeu um braço e um olho, e Caska, que teve a alma corrompida, Guts se vê na obrigação de vingar todos que morreram e por Caska, e sai em busca de vingança atrás da Mão de Deus e principalmente pelo seu quinto integrante.

GINTAMA

 

 

 

 

 

 

Foto: Da esquerda para direita: Kagura, Gintoki e Shinpachi.

 

Autor: Hideaki Sorachi
Ano de Lançamento: 2003
Volumes: 65 (em andamento) 
Editora Japonesa: Shueisha

A trama acontece em Edo (agora Tokyo), que no final do Período Edo foi invadida por alienígenas ou Amantos, como são chamados. Após a invasão, os Amantos criaram a lei que proibia o uso de espadas, essa que era ignorada por vários samurais, como é o caso do protagonista, conhecido por “Permanente Natural”, um dos seus diversos apelidos.


Seu nome: Sakata Gintoki, um samurai extremamente hábil que trabalha como freelancer, e, que apesar de ser adulto, é considerado infantil por ter medo de fantasmas, amar doces e ter leite de morango como sua bebida favorita, além de ser completamente viciado em ler os mangás da Shonen Jump e faz qualquer coisa para conseguir as últimas edições, assim tornando-se rival número um de Hattori Zenzou, um ninja com problemas de hemorroida, que é igualmente fã da revista. Gintoki também é apontado como uma pessoa altamente preguiçosa, isso se confirma no decorrer da estória, principalmente, quando ele prefere assistir seu programa da tarde ao invés de trabalhar. Ele também já admitiu, diversas vezes, que tem uma grande queda por Ketsuno Ana, a garota do tempo do jornal local.


Existem, também, outros dois personagens principais: o adolescente Shimura Shinpachi que se torna aprendiz de Gintoki, após o samurai salvar sua irmã de Amantos que queriam leva-la para um bordel. E, Kagura, uma alienígena conhecida por sua força monstruosa e seu grande apetite, é descendente do clã Yato, dito como o clã mais forte do mundo, e constantemente é vista carregando um guarda-chuva, que além de proteger sua pele sensível ao sol, serve como uma metralhadora. Juntos eles formam o trio oficial de integrantes da Yorozuya (Fazemos Tudo), organização criada por Gintoki, e aceitam qualquer tipo de trabalho para conseguir dinheiro tanto para sobreviver, quanto para pagar o aluguel de Gin que, na maioria das vezes, está atrasado.

 

HELLSING

 

 

 

 

Foto: Alucard, servo de Íntegra Hellsing.

 

 

 

Autor: Kouta Hirano
Ano de Lançamento: 1997
Volumes: 10
Editora Nacional: JBC

Hellsing, também conhecida como Ordem Real dos Cavaleiros Protestantes, liderada por Integra Hellsing, é uma organização patrocinada pelo Governo Britânico e tem como objetivo ocultar ao público a existência de forças sobrenaturais, em especial os vampiros. Tendo como arma secreta, Alucard, que ironicamente é um vampiro incrivelmente poderoso que mata outros vampiros. Junto de Alucard, temos Seras Victoria, uma policial que em uma de suas missões, é transformada em vampira pelo próprio Alucard e para fechar, temos o mordomo e ex-combatente Walter C. Donez.
Em meio a esse cenário, um conflito entre os protestantes da Hellsing e os católicos da Seção XIII do Vaticano liderada por Alexander Anderson, conhecido como Padre das Baionetas, acaba fazendo renascer o grupo Millennium, responsável por criar vampiros artificiais para atacar todo o Reino Unido. A Millennium é uma organização formada por vários oficiais da SS (Schuttzsafell) tendo como Lider o Major Montana Max. Tinha como objetivo se vingar do vampiro Alucard, porque na Segunda Guerra Mundial, o Major, acabou perdendo uma luta para Alucard e Walter.

 

KNIGHTS OF SIDONIA

 

 

 

 

Foto:Nagate em seu Guardião lutando contra um gauna.

 

Autor:  Nihei Tsutomu
Ano de Lançamento: 2009
Volumes: 15
Editora Nacional: JBC

Tanikaze Nagate, o principal protagonista da estória, foi criado no subsolo de Sidonia por seu avô, Hiroki Saitou. Treinava em um velho simulador de piloto Guardião todos os dias, até a morte de seu avô, e, logo após a morte, ele decide ir até Sidonia em busca de alimento e acaba por ser encontrado pelo resto da população.
Assim que chega à superfície ele conhece Shizuka Hoshijiro e Shinatose Izana, que lhes dão todo suporte necessário, tornando-se, logo em seguida, amigo das duas. Assim que sua presença é anunciada, ele é selecionado para ser um piloto Guardião, servindo de ajuda para os atuais pilotos na luta contra os Gaunas, alienígenas que dominaram o mundo. Além de se tornar um piloto, Nagate também é “adotado” por Kobayashi, atual capitã de Sidonia, e a única a saber sobre sua real origem.
 

 

 

 

 

 

 

Foto:Yato empunhando Sekki (Yukine modo Shinki)

 

 

 

 

 

 

 

Foto:Da esquerda para direita: Hiyori, Yukine e Yato

 

Autor: Adachitoka
Ano de Lançamento: 2010
Volumes: 17 (em andamento) 
Editora Nacional: Panini

Noragami conta a história da jovem Iki Hiyori, que é atropelada por um ônibus ao tentar salvar Yato, quem mais tarde é revelado como um Deus sem muita popularidade. Yato ou Yaboku é o Deus da Calamidade, que atualmente trabalha como um “Deus Delivery” aceitando qualquer tipo de pedido dos fiéis, cobrando 5 ienes por cada desejo solicitado.


Após o acidente e o contato com o rapaz, Hiyori desperta a habilidade de ver e interagir com espíritos, porém, sempre que entra no mundo espiritual seu corpo, no mundo real, entra em repouso. Por esse motivo, ela solicita os serviços de Yato para que ele solucione seus ataques repentinos de sono.


No decorrer dos cinco primeiros capítulos do mangá, no qual ela o persegue para que resolva seu problema, eles são atacados por um Ayakashi, até Yato encontrar Yukine (também chamado Sekki) um espírito não corrompido que, naquele momento, ainda era um pequeno floco de neve, transformando-o em sua regalia, ou Shinki como são conhecidos. Ambos são os principais protagonistas da série, que no desenrolar da história enfrentam diversas situações para arrecadar dinheiro e realizar o sonho de Yato, o qual consiste em ter um milhão de seguidores e construir o seu próprio templo.

 

SHINGEKI NO KYOJIN (ATAQUE DOS TITÃS)

 

 

 

 

Foto:Eren contra um titã.

 

Autor: Hajime Isayama
Ano de Lançamento: 2009
Volumes: 20 (em andamento) 
Editora Nacional: Panini

Eren Yeager vivia calmamente com seu pai, sua mãe e irmã adotiva, Mikasa Ackerman, com o desejo de entrar para Tropa de Exploração, lutar contra os titãs que dominavam o mundo e conhecer a extensão fora das muralhas que protegiam Shinganshina, sua cidade natal, dos devoradores.


Durante 100 anos as muralhas foram capazes de manter a ameaça afastada, porém, a aparição dos titãs Colossal e Encouraçado pôs fim à tranquilidade da cidade, dando espaço para que os titãs invadissem e destruírem o local. Nesse ataque, Eren presenciou sua mãe ser morta e devorada pelo titã sorridente, e jurou vingança assim que conseguiu fugir do distrito.


Cinco anos após o evento, Eren que já havia se alistado na Tropa de Treinamento, forma-se cadete junto a sua irmã e seu amigo de infância, Armin Arlet, e ambos ingressam na Tropa de Exploração, agora saindo para lutar em batalhas contra os gigantes.

VAGABOND

 

 

 

 

Foto: Miyamoto Musashi

 

Autor: Takehiko Inoue
Ano de Lançamento: 1998
Volumes: 37
Editora Nacional: Panini

Ano de 1600 a.c., o Japão vive um dos momentos mais turbulento da sua história. Shinmen Takezo é um rapaz de uma pequena vila chamada Miyamoto. Takezo decide ir a Batalha de Sekigahara em busca de um nome para si, com isso ele vai acompanhado do seu amigo de infância Hon’iden Matahachi, que tem o mesmo objetivo. Tentando voltar a Vila de nascença, depois de serem remanescentes do lado perdedor da Guerra, os dois amigos encontram um bando de mulheres saqueadoras, Matahachi já prometido com outra moça de sua Vila, decide fugir com uma dessas mulheres, deixando Takezo para trás.


Voltando para a Vila para informar a prometida de Matahachi, que ele estava vivo mas que não voltaria para casa, Takezo é recepcionado com violência e hostilidade pelos habitantes da vila, que o chamam de demônio. Em meio isso, Takezo conhece um monge zen-budista de nome Takuan Soho, que o leva para uma floresta no alto de uma montanha e lhe ensina o que achou que faltava em Takezo. Anos mais tarde, Takuan decide deixar Takezo seguir seu próprio caminho, evoluir sua personalidade e descobrir por si próprio o seu significado no mundo, que no momento, Takezo acha que é seu dever ser o mais forte entre os homens. Takuan o batiza de Myamoto Musashi e assim começa a saga do que seria talvez o mais forte entre os espadachins.

 

ZETMAN

 

 

 

 

Foto:Jin com seus, então, 15 anos

 

 

 

 

 

Foto:Jin em sua versão Zet.

 

Autor: Masakazu Katsura
Ano de Publicação: 2002
Volumes: 20
Editora Nacional: JBC

A história gira em torno de dois personagens, Jin Kanzaki, o protagonista, e Kouga Amagi, herdeiro da empresa Amagi. Inicialmente a história gira em torno de Jin, um menino que nasceu com um “anel de anjo” em uma das mãos. O menino foi criado por um homem de idade chamado Goro Kanzaki, chamado pelo menino de “avô”.


Em um momento turbulento de revelações e mortes, Jin acaba vendo seu avô morrer e descobrindo que não é totalmente humano, e sim uma coisa melhor que isso. Jin acaba descobrindo que seu então “avô” era um cientista responsável por experiências envolvendo ele, chamado Projeto Z.E.T. Anos mais tarde, já um jovem em torno de 15 anos, já conformado com os acontecimentos antigos e as revelações sobre si mesmo, Jin é apresentado ao aspirante a super-herói Kouga, filho de um empresário renomado dono das empresas Amagi, e também um dos cientistas que estão por trás da criação do projeto que Jin foi submetido.

TAG mangá